sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Atrações em São Pesteburgo - Ballet

O que fazer em São Pestesburgo? As opções são inúmeras e assistir a um ballet é programa obrigatório.
Ir à Rússia e não assistir a  uma apresentação do KIROV é como ir à Roma  e não ver o papa!.
                     Teatro Mariinsky, em São Pestesburgo. Sofisticação e Arte desde 1783
Em nossa viagem tivemos o privilégio de assistir, durante o Festival das Noites Brancas, uma apresentação de Giselle com o Ballet do Kirov no teatro Mariinsky, estrelado pela brilhante  Yekaterina Kondarouva.
Não é à toa que eles se autodenominam como "O mundialmente famoso teatro Mariinsky (Kirov) de Ballet e Ópera"
Realmente, o teatro o corpo de dançarinos valem a fama, e a experiência de assistir a um espetáculo do Kirov, num palco secular, é mesmo  única  e inesquecível. A gente sente a força da música e da dança pulsando através daquele teatro construído há mais de duzentos anos...impossível não se emocionar.
O teatro reflete  o esplendor da Rússia, com uma riqueza impressionante de detalhes que datam do tempo dos czares.
Durante o Festival das Noites Brancas, a programação do Mariinsky é intensa e há espetáculos diariamente, com grandes estrelas da dança e da música. E nem precisa dizer que os ingressos se esgotam rapidamente, assim que as atrações são divulgadas. pessoas de todas as partes do mundo vem a São Pesteburgo maravilhar-se com o festival.
Portanto, compre os convites antecipdamente, através do hotel, ou através da internet.
Pela internet a compra é fácil de ser feita, visto que  há versão do site oficial do Mariinsky em inglês. Há lá um mapa para que você possa escolher o setor onde deseja sentar.
Em nossa viagem, Compramos os ingressos um mês antes, pagamos com cartão e  mandamos entregar no hotel. Avisamos na recepção que o Mariinsky faria  a entrega dos ingressos, assim evitamos um possível extravio.E realmente, houve um erro na entrega.Confesso que fiquei preocupada. Liguei no Teatro, e uma atendente, com um quase inglês incompreensível, solicitou-me que reclamasse via e-mail. Salve a internet! Alguns e-mails depois, veio a confirmação que os ingressos haviam sido enfim entregues no Corinthia, sem problemas.
Portanto, o sistema de delivery de tickets funciona direitinho do Mariinsky, sou a prova viva disso.
Observe que quem tem carteira internacional de estudante paga um pouco mais barato, mas senta-se em um setor específico, separado de quem paga o valor cheio do  ingresso. Ou seja, a economia nem sempre compensa. Uma apresentação do Kirov merece ser vista do melhor ãngulo. procure sentar-se bem de frente.
Dress code? As pessoas vão arrumadas ao teatro, mas sem ostentação.
O Festival das Noites Brancas acontece durante o verão russo, mas não se iluda: o ar condicionado do teatro não é ligado- portanto, prepare-se: lá dentro faz muito calor!
Com um pouco de mímica e boa vontade (por incrível que pareça, os funcionários do teatro não falavam inglês), você compra  o libreto para acompanhar o espetáculo. Se quiser aproveitar para ir ao banheiro no intervalo, basta dizer "Toáliet"  com cara de interrogação, que alguém lhe apontará o caminho.
Aliás, antes de viajar para a Rússia, é sempre bom aprender a pronunciar algumas palavras de sobrevivência (TOÁLIET= banheiro, VODÁ= água, SPASSIBA =obrigado!, NIET= Não)
E depois do ballet, nada como um bom jantar, para encerrar o dia com chave de ouro.
E se for época das Noites Brancas, deleite-se coma sensação de sair do teatro à noite e poder usar óculos de sol. Nesse período do ano, nunca escurece em São Pesteburgo.
Para conferir a programação, mesmo fora de temporada, visite o site oficial do Mariinsky.


Nenhum comentário:

Postar um comentário