quarta-feira, 3 de outubro de 2012

São Petesburgo : dicas de hospedagem

Organizando a  Viagem - Os melhores  Hotéis

Na Rússia, não é tão fácil assim achar quem fale inglês.
Além disso, aquele alfabeto cirílico é uma sopa de letrinhas!
Devido à dificuldade da língua, o melhor é organizar bem a viagem antes mesmo de sair do Brasil.
Algumas pessoas preferem viajar em grupos. No meu caso, prefiro eu mesma organizar meus roteiros, mas sem dúvida, a Rússia não é um país onde se pode improvisar demais, não se deve deixar para resolver tudo lá, em cima da hora. No mínimo, seria um transtorno.
Ciente disso, tratamos, minha amigas e eu, de já sairmos do Brasil com hotel reservado e  transfer aeroporto-hotel já combinado.
São Pesteburgo tem ótimos hotéis, um deles o tradicional ASTORIA, o PETRO PALACE  e o CORINTHIA.
Aliás, este Astoria tem uma história interessante e curiosa: Hitler achava que venceria a Rússia, na época da guerra,  e comemoria a vitória lá no Astoria, em grande estilo. Dizem que chegou mesmo a enviar convites, mas a celebração nunca aconteceu.
O Petro Palace fica ali pertinho da Catedral de São Isaac, mas durante nossa estada em São Petesburgo, a grande atração do hotel era mesmo o ator Gianecchini, que estava hospedado lá!
Acho que os porteiros do Petro Palace nunca viram tantas brasileiras passando na porta do hotel, na esperança de ver o belo moço por ali!
Bom, dentre esta lista dos melhores hotéis, optamos pelo CORINTHIA, que tem uma excelente localização, no coração da NEVSKY, uma avenida  longa e cheia de atrações  e lojinhas charmosas.
Na foto abaixo, a vista da  janela do nosso apartamento
O Corinthia é um hotel grande, confortável na medida certa, sem luxo excessivo, mas muitíssimo bem localizado,muito agradável, e com um café da manhã memorável: leite, sucos, frutas, imensa variedade de pães , bolos, mushrooms, ovos, panquecas, cafés, chás, e, para quem começar bem o dia com um brinde, não falta champagne!
As diárias de um apartamento duplo  variam conforme a época e o tipo de apartamento- os preços variam em média  de R$ 500,00 a  R$ 1200,00 a diária, aproximadamente. Na alta temporada, é recomendável resrevar hotel com muita antecedência!
O fato do hotel estar na NEVSKY Prospekt foi um facilitador imenso, pois alguns dias depois de nossa chegada, quando já estávamos mais ambientadas ao lugar, já nos sentimos à vontade para passear sem guia, visitando lojinhas, shoppings centers, igrejas e praças. 
Em último caso, quando nos perdíamos nas redondezas e não achávamos ninguém para nos dar indicações em inglês, repetíamos o nome da rua: "NEVSKY!" e isso bastava para que as pessoas já nos apontaseem a direção correta seguir.
na recepção,as pessoas eram atenciosas e falavam inglês com sotaque, mas nada que atrapalhassse a comunicação. Um dos rapazes da recepção inclusive arriscava um pouco de português e nos presenteou com uma poesia recitada na hora, com um leve acento lusitano. 
Acho que só isso já vale para recomendar o Corinthia. Aliás, caso se hospede lá, avise que foi indicado por este  blog. 
Ah, uma dica: ao fazer sua reserva- ou pedir para sua agência reservar os apartamentos-, confira e reconfira se realmente as resrevas foram feitas com o sobrenome certo e se as camas são as que você solicitou (casal ou twin beds). Em várias ocasiões, não só na Rússia, anotaram meu middle name como sendo meu sobrenome  e isso virou em "complicômetro". E como a maioria dos brasileiros  não fala russo, e nem todos os russos   são tão fluentes assim em inglês, o melhor é mesmo se organizar para evitar contratempos.  
Resolver contratempos num país estrangeiro é sempre desagradável, mas resolver contratempos na Rússia pode ser uma verdadeira novela!


Nenhum comentário:

Postar um comentário